top of page
  • Foto do escritorPatrícia Dragone

Mindfulness para Ansiedade

Atualizado: 7 de set. de 2022

O mindfulness, ou “atenção plena” em português, tem conquistado uma variedade de públicos. A prática de mindfulness significa estar plenamente em contato com a vivência do momento, sem estar absorvido por ela. O praticante se concentra na respiração e sensações do corpo, nas roupas que está usando e no ambiente onde está inserido, mantendo a atenção ao momento presente.



Podemos descrever o Mindfulness como a prática de se concentrar completamente no presente, de forma intencional e sem julgamentos. Em atenção plena, as preocupações com passado e com o futuro dão lugar à uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.


O Mindfulness faz parte da Terapia Cognitiva Comportamental - TCC, terapias de terceira onda evoluindo para melhor, sem perder a sua preocupação em ser uma terapia que funciona.


As intervenções na TCC baseadas em Mindfulness estabelecem o foco na habilidade em manter-se atento ao momento presente, e atualmente esta habilidade é apontada como um importante recurso para lidar com emoções intensas, com dores crônicas, episódios depressivos, transtornos alimentares, transtornos ansiosos, stress..."


A ansiedade tem sido um problema que impacta negativamente na vida de muitas pessoas. Atualmente ansiolíticos são os remédios controlados mais receitados no Brasil. Aqui no consultório e também em treinamentos institucionais, associamos a prática de Mindfulness com os conhecimentos da Psicologia para ajudar as pessoas a lidarem com a ansiedade.

Ansiedade é um sentimento natural do ser humano. Porém, muitas vezes pode se tornar um transtorno que pode atrapalhar a vida de maneira significativa, interferindo no nosso desempenho profissional, nas relações e na nossa saúde.

Associar o Mindfulness e a Terapia Cognitivo Comportamental em casos de ansiedade, é uma ferramenta inovadora e quem tem sido validada por diversos estudos científicos como recurso que possibilita o bem estar e o equilíbrio das pressões do dia a dia.

A terapia continua sendo importante pois a partir dela, torna-se possível reconhecer quando a ansiedade é um problema. Já o mindfulness, praticada entre uma sessão e outra, ajuda a enfrentar as dificuldades e as situações de estresse do cotidiano.


Quais os benefícios da técnica?


Focar somente no presente não significa só desempenhar melhor no trabalho ou no convívio social, mas, sim, viver uma vida mais feliz e livre de comportamentos neuróticos. Já que o presente é composto unicamente por ele mesmo, não é necessário se preocupar com o passado nem o futuro.


O mindfulness permite que as pessoas desfrutem de suas existências em um estado puro e autêntico. Assim, compreendem que eventos passados não podem mais afetá-las e o futuro, como ainda não existe, também não exerce poder sobre elas.


A ansiedade e o estresse, então, diminuem consideravelmente.

Com a recorrência da prática, você quebra o condicionamento automático que o leva a tomar decisões precipitadas e gratificar comportamentos negativos. Deixar a zona de conforto, bem como identificar oportunidades e se arriscar ao abraçá-las, passa a ser mais fácil.


Entre os muitos benefícios do mindfulness, estão:

❖ melhor desempenho profissional;

❖ tomada de decisão mais consciente;

❖ mais facilidade para identificar e compreender emoções;

❖ redução de conflitos sociais no trabalho, em casa e entre amigos;

❖ diminuição de erros e acidentes;

❖ sensação de dias mais longos porque cada momento é aproveitado;

❖ quebra do ócio oriundo da rotina diária;

❖ alívio do estresse e da ansiedade;

❖ promoção do autocontrole e controle da impulsividade;

❖ redução de apreensões sobre o futuro;

❖ maior produtividade;

❖ vivência plena;

❖ melhor qualidade do sono;

❖ manutenção da saúde mental e do bem-estar;

❖ promoção da tranquilidade;

❖ facilidade de se desconectar de eventos e memórias negativas do passado, possibilitando também o perdão de quem já lhe fez mal;



Como iniciar a prática?


A história de vida do paciente sempre será o ponto importantíssimo para o tratamento. Cabe ao Psicólogo observar em que momento o Mindfulness poderá entrar como habilidade terapêutica para o ganho de determinado paciente. Assim podem ser utilizados alguns recursos dentro do setting terapêutico.


Esse tipo de intervenção deve ser feito por uma Psicóloga especializada em TCC com certificação em Mindfulness.


Se você deseja conhecer mais sobre como iniciar a prática de mindfulness, entre em contato.


Patrícia Dragone

Psicóloga e Neuropsicóloga Clínica

Especializada em Mindfulness


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page